Conceitos de Fotografia: abertura do diafragma

09:00

(clique na foto pra ampliar - faixinha da foto)
Como vimos no post sobre exposição, a fotografia só existe porque existe luz e a câmera age semelhante aos nossos olhos. No caso da câmera, o diafragma é semelhante à nossa pupila e controla a entrada de luz. Quanto maior a abertura, mais luz entra; quanto menor, menos luz. Isso possibilita o controle da exposição.

A abertura é indicada por "f" (f/1, f/1.4, f/1.8, f/2, f/2.4 f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/45 ou f/64). Como são frações, quanto menor o valor do divisor, maior o resultado (a abertura); quanto maior o divisor, menor o resultado, como na imagem abaixo:
http://www.dicasdefotografia.com.br
Como eu já havia dito no post de exposição (link de novo rs), a combinação entre abertura do diafragma, velocidade do obturador e o ISO permite controlar a exposição. Um deles já foi, sobre  os outros dois falaremos em breve. Continuem acompanhando!

Estão gostando dos posts? Têm alguma dúvida ou sugestão? Comentem!

You Might Also Like

2 comentários

  1. A abertura do diafragma controla também a profundidade de campo, ou seja, quanto menor a abertura maior profundidade de campo (o foco fica por toda a imagem)quando maior a abertura, menor a profundidade (o foco se concentra em um só objeto). *-*

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Suian! Vai ser assunto de outro post :)

    ResponderExcluir

Acompanhe no Instagram

Acompanhe no Facebook

A partir do dia 03/08/2013, as fotos são de autoria do autor do post, quando não indicado o contrário.
Antes dessa data, as fotos utilizadas aqui no blog foram encontradas na internet, quando não indicado o contrário. Se você é ou conhece o autor, informe nos comentários e colocarei os devidos créditos :)