27 de março: Dia do Teatro e Dia do Circo

16:43

Hoje, dia 27 de março, são comemorados o Dia Internacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Resolvi fazer esse post pra lembrar e contar um pouco da história de ambos, pelo menos a história que dizem por aí.

A história do surgimento do circo é incerta. Há bastante tempo as pessoas possuíam práticas circenses. Eram corridas de carruagens, lutas de gladiadores, animais selvagens, dentre outras coisas que foram evoluindo e crescendo com o passar do tempo. Quanto ao Dia Nacional do Circo, diz-se que foi em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. Ele praticamente nasceu no circo e aprendeu a tocar violino, fazer contorcionismos e acrobacias. A data foi instituída em razão de seu nascimento. Piolim foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna como o maior artista popular brasileiro.

Existem várias teorias sobre a origem do teatro. As principais remontam a Grécia Antiga, em festivais e comemorações, onde apenas homens interpretavam, utilizando máscaras para representar papéis femininos. O Dia Internacional do Teatro diz-se ter sido criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.

Lembrando que o que foi exposto nesse post é resultado de pesquisas pela internet e não sei até onde vai a veracidade dos textos. A intenção foi mesmo lembrar as datas de coisas tão importantes :)

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe no Instagram

Acompanhe no Facebook

A partir do dia 03/08/2013, as fotos são de autoria do autor do post, quando não indicado o contrário.
Antes dessa data, as fotos utilizadas aqui no blog foram encontradas na internet, quando não indicado o contrário. Se você é ou conhece o autor, informe nos comentários e colocarei os devidos créditos :)