Conceitos de fotografia: Balanço de branco - Entre Sujeitos e Verbos

22/07/2013

Conceitos de fotografia: Balanço de branco

(clique na foto pra ampliar - faixinha da foto)
Acharam que esqueci da categoria Conceitos de Fotografia? Não, não. É que ando ocupada com os estudos e com umas idéias novas pro blog, que vai completar 1 aninho já! Passa super rápido né, gente? Mas vamos ao assunto do post de hoje: balanço de branco!

Nos posts anteriores, vimos meios de ajustar a exposição de uma fotografia, tudo a ver com a luz. Mas existem vários tipos de luzes, que possuem temperaturas diferentes e influenciam de diferente maneira as cores resultantes da foto. Por exemplo, existem a luz do sol, a luz das lâmpadas ou do flash, entre outras. Nossos olhos se adaptam rapidamente à mudança de luz para que continuemos a ver vermelho como vermelho, branco como branco, etc. No caso das câmeras, precisamos "mostrar" pra elas qual luz está sendo utilizada.

Existem nas câmeras opções predefinidas ou, nas mais avançadas, opções manuais. Temos então a opção Balanço de Branco ou Equilíbrio de Branco ou White Balance (na minha compacta tem a sigla WB). Geralmente, as opções predefinidas são flash, ensolarado, nublado, sombra, luz fluorescente, luz incandescente, etc. Então, você deve escolher dentre essas a que mais permite que a foto tenha cores fiéis às reais. No caso do balanço manual, você vai ajustando também, até próximo ou igual da realidade. Também existe a opção automática, mas...

Digam oi para o Tim! Minions <3
Esqueci qual balanço usei em cada foto :/
Por hoje é só! Vamos praticar e participar do Fotos dos Leitores!
Obrigada, gente :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga no Facebook

Siga no Instagram

A partir do dia 03/08/2013, as fotos são de autoria do autor do post, quando não indicado o contrário.
Antes dessa data, as fotos utilizadas aqui no blog foram encontradas na internet, quando não indicado o contrário. Se você é ou conhece o autor, informe nos comentários e colocarei os devidos créditos :)