Sessão de Cinema: O Tempo e o Vento - Entre Sujeitos e Verbos

13/10/2013

Sessão de Cinema: O Tempo e o Vento







Título original: O Tempo e o Vento
Gênero: drama
Duração: 2h 7min










Sinopse: Não recomendado para menores de 14 anos. Rio Grande do Sul, final do século XIX. As famílias Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará. (fonte: Adoro Cinema)

"O Tempo e o Vento" é adaptado da obra homônima de Erico Verissimo. Através da história das famílias Amaral e Terra-Cambará, é retratada a formação do Rio Grande do Sul, a povoação e demarcação das fronteiras do Brasil, nas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola, e o amor. Amor passional, amor maternal.

No meio do cenário de guerras e mortes, o amor surge e é retratado, principalmente, através das personagens femininas, que se mostram sempre fortes diante das situações de conflito. Isso é algo a se notar quando lembramos que, na verdade, o homem gaúcho é que é sempre considerado "o valente". Na obra de Veríssimo, entretanto, e na sua adaptação para o cinema, é a mulher que ganha o destaque como realmente forte.

"O Tempo e o Vento" não é linear e se alterna ora no passado, que vai sendo relembrado por Bibiana, ora no presente, onde esta relembra a história para o marido falecido. O filme, na minha opinião, entra na lista dos filmes brasileiros que valem a pena assistir.

Trailer:




Alguém que já assistiu "O Tempo e o Vento"?

Obrigada por tudo, pessoal ^^
Pra acompanhar o blog > Facebook & Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga no Facebook

Siga no Instagram

A partir do dia 03/08/2013, as fotos são de autoria do autor do post, quando não indicado o contrário.
Antes dessa data, as fotos utilizadas aqui no blog foram encontradas na internet, quando não indicado o contrário. Se você é ou conhece o autor, informe nos comentários e colocarei os devidos créditos :)