Conceitos de fotografia: sensibilidade ISO - Entre Sujeitos e Verbos

05/06/2013

Conceitos de fotografia: sensibilidade ISO

(clique na foto pra ampliar - faixinha da foto)
O tema do quarto post da série Conceitos de Fotografia é sobre sensibilidade ISO! Perdeu os outros posts? Confere aqui!

ISO é a sensibilidade do sensor da câmera. Quanto maior o ISO, mas sensível o sensor. Quanto menor o valor do ISO, menor a sensibilidade do sensor. Quanto mais sensível o sensor estiver (nossa! rs), mas luz entrará na câmera. "Tá, entendi. E pra que isso serve?"

Como falado nos posts anteriores: na fotografia, luz é tudo! Vimos que a combinação entre tempo de exposição e abertura do diafragma nos permite controlar a luz que entra na câmera e, consequentemente, a foto. Acontece que, às vezes, alterar apenas essas variáveis não é suficiente. E é aqui que o ISO entra. Através dele, "forçamos" o sensor a captar mais luz.

"Mas eu ouvi dizer que o ISO prejudica as fotos!" Quanto mais o ISO aumenta, mas aumenta o ruído (aqueles riscos na foto). Isso pode ser usado propositadamente com resultados bem bacanas (recomendo leitura de post de inspiração no Melhor Ângulo). Mas se essa não é sua intenção, há jeitos de driblar o ruído. Usando um tripé, por exemplo (ou apoiando a câmera em algum lugar), vai conseguir diminuir os tremidos e poderá usar uma velocidade menor (mais luz entrando) e precisará de um ISO menor. Não tem jeito! Só praticando e testando e avaliando cada cena pra obter as melhores fotos!

Exemplos feitos por mim através do CameraSim (clique nas imagens para ampliar)
As três fotos foram feitas sob as mesmas condições (tempo nublado, 43 mm, f/2.8, 1/125 seg), apenas o ISO foi alterado.
ISO 200
ISO 800
ISO 6400
Hora de praticar! Pegue a câmera e fotografe em diferentes horas do dia, com diferentes condições de iluminação e configure exposição, velocidade e ISO para fazer diferentes fotos!

Aguardem os próximos posts!

2 comentários:

  1. Adorei o post, muito boa as dicas!
    Te indiquei pra um meme lá no meu blog.

    Beijoo :*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Vou dar uma olhada, Lu :)

    ResponderExcluir

Siga no Facebook

Siga no Instagram

A partir do dia 03/08/2013, as fotos são de autoria do autor do post, quando não indicado o contrário.
Antes dessa data, as fotos utilizadas aqui no blog foram encontradas na internet, quando não indicado o contrário. Se você é ou conhece o autor, informe nos comentários e colocarei os devidos créditos :)