Conceitos de Fotografia: velocidade do obturador

10:00

(clique na foto pra ampliar - faixinha da foto)
Mais um post sobre conceitos de fotografia! Já vimos exposição e abertura do diafragma e hoje vamos falar sobre velocidade do obturador!

P.S.: Nesse post usarei fotos de outros sites, continuo sem câmera e não tenho fotos pra ilustrar o obturador em ação! (lembrando que a foto da abertura foi feita por mim!)

Às vezes chamado de tempo de exposição, a velocidade com que o obturador abri ou fecha o diafragma permite entrada maior ou menor de luz no sensor da câmera. Como já vimos, mais tempo aberto, mais luz; menos tempo, menos luz. A velocidade do obturador é medida em segundos, ou frações de segundo, e pode ir até horas.
Melhor Ângulo
A velocidade do obturador permite "congelar a cena". Nas fotos abaixo vemos que quando obturador registra rapidamente o chafariz, percebemos os detalhes dos jatos de água (foto da esquerda - 1/800s). Quando a mesma cena é fotografada à baixa velocidada, os jatos são apenas pinceladas (foto da direita - 1/27s).
http://www.cameraversuscamera.com.br
Em situações que o ambiente está pouco iluminado, a menor velocidade do obturador permite maior entrada de luz e, consequentemente, melhores fotos.

Dica: em baixas velocidades, a câmera precisa ficar parada um tempo considerável, o que poder gerar borrões e tremidos. Para evitar isso, use tripé ou algum apoio.

A velocidade do obturador, juntamente com a abertura do diafragma e o ISO, pode ser bastante explorado pra criar diversas fotografias diferentes. Os "borrões" citados anteriormente podem ser propositais na hora de tirar fotos de veículos em movimento:
Melhor Ângulo
Ou para criar o famoso light painting:

Conto de Sonho
Indico que você vejam dois posts interessantes: um é do Conto de Sonho, da Luizi, sobre o light painting; o outro é do Melhor Ângulo, sobre as "fotografias congeladas".

O próximo tema será ISO!
O que estão achando da série Conceitos de Fotografia? Comentem!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ai que legal Michelle, dicas de fotografias são sempre bem vindas. Eu adoro.

    Gostei do post, uma honra fazer parte dele. :))

    ;*

    ResponderExcluir

Acompanhe no Instagram

Acompanhe no Facebook

A partir do dia 03/08/2013, as fotos são de autoria do autor do post, quando não indicado o contrário.
Antes dessa data, as fotos utilizadas aqui no blog foram encontradas na internet, quando não indicado o contrário. Se você é ou conhece o autor, informe nos comentários e colocarei os devidos créditos :)